COELBA INTENSIFICA OPERAÇÃO CONTRA GATONET
A Neoenergia Coelba realiza nesta semana mais uma etapa da Operação Gatonet em 22 municípios baianos. A ação segue até sexta-feira (12) e tem como foco a remoção de cabos e equipamentos de telecomunicações instalados de forma irregular nos postes da distribuidora.
Segundo a concessionária, a iniciativa busca aumentar a segurança da população, reduzindo riscos de choques elétricos, incêndios causados por fiações clandestinas e interrupções no fornecimento de energia. Entre as cidades contempladas estão Ilhéus, Itabuna, Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Alagoinhas e Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com a Coelba, empresas de internet e telefonia que utilizam a estrutura sem contrato regular terão os cabos removidos. A distribuidora informou ainda que os provedores interessados em regularizar a situação podem buscar orientação pelos canais oficiais de atendimento.
A concessionária explica que o chamado “Gatonet” é caracterizado pela instalação de cabos sem autorização e sem seguir normas técnicas e de segurança. Além de contribuir para o excesso de fios nos postes, as ligações irregulares representam riscos para pedestres, motoristas e moradores.

